sábado, 26 de janeiro de 2008

Indicativos de chamada

No final de Dezembro falamos das categorias de radioamador e dos indicativos.

Mostramos nesse "post" um exemplo de um Certificado de Amador. Este é passado quando o candidato faz prova dos seus conhecimentos, quer através de diplomas ou da prestação de provas.

O indicativo é atribuido quando se solicita a licença para estação. Será um CT + categoria + sequência de 3 letras e diz a lei, serve para identificar a estação que transmite. Manda ainda a legislação que o indicativo seja transmitido no início e no fim de cada "câmbio".

Assim todo o radioamador deve iniciar o seu "câmbio" mencionando o indicativo da estação com quem está a comunicar, seguido do seu e deve terminar esse mesmo "câmbio" da mesma maneira, ou seja, transmitindo o indicativo da estação com quem estão a comunicar e para a qual vai ser passada a palavra, seguido do seu indicativo.

Por vezes em QSO é perfeitamente compreensível que as estações que se conhecem muito bem, nem sempre dêm o indicativo a cada intervenção, pois em conversa é muito mais agradável tratarmo-nos pelos nomes. O grave é quando aparecem interlocutores desconhecidos, muitas vezes a interferirem sem respeito pelos presentes, não dando indicativo e recusando mesmo identificar-se quando questionados. Esses sim, são os "piratas" e a melhor resposta dos radioamadores é ignorá-los e não comunicar com eles, nem mesmo responder às suas provocações.

Radioamador que se preza de o ser, tem sempre um comportamento correcto e tem orgulho em transmitir o seu indicativo.
Viva o radioamadorismo.
73

Sem comentários: