sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Categorias de Radioamador

As categorias de radioamador são 3. Aqui fica uma breve descrição das frequências e potências permitidas em cada uma delas.

A Categoria C está limitdada a uma potência de 150 W e só permite operar nas bandas dos 2 m e dos 70cm, sendo que nesta última, só até aos 435 MHz.

A Categoria B permite uma potência de 750 W e permite operar todas as bandas de amador e amador por satélite, excepto os 20 m.

A Categoria A permite uma potência de 1500 W e permite operar todas as bandas de amador e amador por satélite.

Os indicativos usados pelos radioamadores portugueses começam todos por CT, sendo que estas 2 letras identificam o país. O terceiro digito identifica a Categoria e habilitações e as últimas 3 letras identificam o operador.

Para a Categoria C, actualmente são atribuidos indicativos CT5+3 letras.
Para a Categoria B, sem habilitação a transmissão em Código Morse, são atribuidos indicativos CT2+3 letras.
Para a Categoria A e para a B com habilitação a transmissão em Código Morse, são atribuidos indicativos CT1+3 letras.

Os colegas mais antigos têm somente 2 letras para identificação do operador e em alguns casos há indicativos cujo digito não identifica a Categoria segundo esta norma mais recente, exemplo os CT3 (Madeira) e CT4, que são Categoria A ou B.

Para os Açores o princípio é o mesmo mas as letras que identificam o país em vez de CT são CU (por vezes perguntamo-nos o porquê desta diferenciação, pois até parece que os Açores não são Portugal).

Os indicativos são atribuidos pela Anacom, depois de solicitada a licença de estação. Mas para solicitar a licença de estação há que fazer prova dos conhecimentos mínimos exigidos para cada uma das classes, através de exame para a legislação (Categoria C) e para as seguintes (Categorias B e A) através de comprovativos dos conhecimentos ou também exame específico.


Na foto, um exemplo de um Certificado de Amador (neste caso Categoria B, não habilitado a Morse). Para mais detalhes aconselhamos visita ao site da Anacom http://www.anacom.pt/

Sem comentários: