quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A minha pequenina estação de radioamador

É difícil explicar o prazer que este passatempo dá aos que o praticam... De facto trata-se de uma aliança contínua entre dois interesses.

O primeiro é o desenvolvimento técnico. É gostar de electrónica, de emissão, de propagação, de recepção... Fazer experiências com equipamentos, jogando simultaneamente com factores que não controlamos (por exemplo a propagação) e chegar o mais longe possível com a menor potência.

O segundo é o prazer de comunicar. Sim, o radiomadorismo também proporciona esse prazer. É conseguir contactos fora do nosso habitual raio de acção. Repetir esses contactos. Trocar opiniões sobre os mais variados assuntos, mas pricipalmente sobre a técnica. Acabar a frequentar as feiras da especialidade onde o pessoal também se encontra "na vertical".

Eu não tenho uma grande estação de radioamador, mas continuo a sonhar em vir a ter... Também não posso relatar grandes experiências, mas é com o maior prazer que hoje vos dou a conhecer a minha estação.

Em HF o meu equipamento é reduzido, opero somente nos 10 e 11 metros. Os 11 metros são conhecidos como a Banda do Cidadão e nesta banda há que ser muito selectivo e evitar frequências que são habitualmente palco de conversas pouco agradáveis.
EM VHF e UHF opero em frequências directas (para as distâncias que a propagação permite) e via rede nacional de repetidores, que da minha posição permitem fazer quase todo o país (em V claro).

Depois tenho por cá umas fontes de alimentação, uma power sation e ainda um gerador para as falhas de energia... Um radioamador tem que estar sempre pronto para ir para o ar, principalmente em situação de catástrofe; relembre-se que após o tsunami na Ásia as comunicações foram asseguradas pelos radioamamdores e na Louisiana, toda a operação de resgate contou com a preciosa colaboração dos rádioamadores, da Banda do Cidadão e até dos FRS (Family Radio System; equivalente aos nossos PMR - Personal Mobile Radio).

Tenho ainda alguns medidores que ajudam a controlar os equipamentos e o sinal que vai para o ar.

E claro as antenas, para base e para movel. Mais aqueles acessórios indispensáveis (multimetro, comutador, altifalante suplementar, fichas...).

Sem comentários: