sexta-feira, 23 de novembro de 2007

CB ou uma forma simples de fazer rádio

CB ou Banda do Cidadão é uma faixa de frequência que vai de 26,965 a 27,405 Mhz e para a qual, à semelhança dos PMR, também não é necessária licença. No entanto os utilizadores desta banda estão obrigados a um Registo na Anacom.

Anacom é a Autoridade Nacional de Comunicações. Tem sede em Lisboa e delagações no Porto e nas Regiões Autónomas. Para mais detalhes aconselhamos a visita ao seu site http://www.anacom.pt/ . Também tem um óptimo serviço de atendimento para informações, seja pessoalmente, via telefone ou e-mail.

A CB trabalha numa faixa de HF, por isso as suas ondas propagam-se com maior facilidade que as dos PMR e permitem contactos a maiores distâncias. Os equipamentos usados em movel e em base são ligados a antenas exteriores, o que aumenta o seu raio de alcance. Os tipos de modulação permitidos são Amplitude Modulada, Frequência Modulada e Modulação de Fase. Os mais usados são o AM e o FM. No AM também está autorizada a modulação em faixa lateral única com portadora suprimida. As potências autorizadas são: 1W de portadora em AM e 4W em FM e 4W de pico em banda lateral única com portadora suprimida.

Se as potências de AM e FM não permitem contactos a grandes distâncias, os 4W de pico das laterais já permitem maiores distâncias e quando a propagação ajuda conseguem-se contactos muito interessantes.

A qualidade do conteudo de qualquer tipo de comunicação tem a ver com a educação dos comunicadores e o seu respeito pelos outros e pela sociedade, seja em discurso pessoal, via telefone, via rádio, etc.
A CB não é excepção e em alguns canais assistimos por vezes a diálogos ou mesmo monólogos, inqualificaveis e que nos levam a desligar o equipamento e a voltar mais tarde à frequência.
Mas também é justo dizer que não é só nas frequências da CB que tal acontece. Foi, por exemplo, com grande espanto que há poucos dias, à porta de um estabelecimento de ensino do 3º ciclo assisti a diálogos exactamente do mesmo tipo e com o mesmo conteudo... É triste, mas é o caminho que leva a nossa sociedade... Como pai não desisto de lutar para evitar que o meu filho siga essas pisadas e para já só tenho que dar graças a Deus...

A CB continua a ser uma modalidade de radioamadorismo engraçada para se dar os primeiros passos e para QSO (conversas) com grupos de amigos. Fala-se de tudo um pouco; do nosso país, das terras que visitamos, dos assuntos técnicos (rádios, antenas, cabos, medidores,...). Por vezes nem nos apercebemos do tempo a passar e por mais que se evolua nas classes de radioamador, o nosso equipamento CB tem sempre o seu lugar na bancada para, pelo menos, o nosso QSO semanal com os "macanudos" amigos.

Muito mais teria para dizer (escrever) mas deixo-vos a recomendação para visitarem dois sites portugueses que muito me ajudaram quando dei os primeiros passos na CB e que ainda hoje visito com alguma assiduidade: "Portugal Rádio CB" (http://www.radiocb.com/) e "Lusitânia CB" (http://www.lusitaniacb.com/). E no site do Portugal Rádio CB sigam também o link para a "Liga CB", que é a única organização a nível nacional que representa e defende os interesses dos radioamadores da Banda do Cidadão. Se quiserem ver rádios e outros equipamentos antigos visitem o site espanhol do "Museo CB", localizado em Cádiz (http://www.museo-cb.com/).

"73" e "até mais lima"

Sem comentários: